Mais que um feriado, Páscoa celebra o nascimento e a vida

Posted in
















Por Eduardo Uliana


“Coelinho da Páscoa que trazes pra mim. Um ovo, dois ovos, três ovos assim. Coelinho maroto que cor ele tem. Azul, amarelo e vermelho também...”. Todo mundo já ouviu essa música quando era criança na escola ou até mesmo em casa. Mas você sabe qual é o verdadeiro significado da Páscoa e de onde vêm as tradições dessa data?
A Páscoa certamente é um dos feriados mais aguardados pelas crianças. Cheia de tradições, lendas, símbolos e costumes, que encantam os menores e até mesmo os adultos, a Páscoa é a comemoração cristã para a ressurreição de Cristo.

A palavra Páscoa vem do hebraico pessach, e para os cristãos lembra a ressurreição de Cristo, a passagem da morte para a vida. A data da Páscoa muda todo ano, pois depende do início da primavera no calendário judaico. Já a data do carnaval muda em função da data da páscoa, pois o carnaval acontece 40 dias antes da Páscoa. A Páscoa é comemorada desde o Século XI.

A maioria das tradições da Páscoa remete a atos pagãos que foram aos poucos incorporados na vida cristã. As tribos pagãs da Europa celebravam o nascimento da primavera, no final de março. Era o culto a deusa da primavera, Eostre. Alguns filósofos dizem que foi daí que surgiu a palavra Easter, Páscoa em inglês.
Os Judeus já celebravam a Páscoa mesmo antes do nascimento de Jesus. Para eles a Páscoa significa a liberdade dos anos de escravidão no Egito. Para os cristãos, Páscoa significa o renascimento de Jesus e a ascensão aos céus dois dias depois de sua morte, na sexta-feira santa.

Uma das principais tradições da Páscoa são os ovos, que significam o começo do universo. Essa tradição começou com os chineses que coloriam os ovos de pata para celebrar a vida e os davam de presente para outras pessoas. Os ovos de chocolate só começaram a aparecer no século XVII. Os ovos feitos de plástico e recheados com bombons surgiram na década de 60. Na verdade a troca dos ovos de pata ou galinha pelos de chocolate se deve ao fato da descoberta e da comercialização em massa do chocolate naquela época.

Já o coelho da Páscoa significa fecundidade e renascimento e tem origem anglo-saxônica. Naquela época era uma lebre que simbolizava a Páscoa, pois ela nascia com os olhos abertos. Na verdade, o animal que leva os ovinhos para as crianças muda conforme o país. As crianças tchecas esperam que a cotovia traga-lhes presentes; as alemãs têm duas opções além do coelho: galo ou cegonhas. Mas o significado de prosperidade e fartura em todas é o mesmo. No Brasil a tradição do coelho da páscoa foi trazida pelos alemães, em 1913.

A origem da tradição do coelho da Páscoa gera polêmicas até hoje. Existem diversas teorias. A primeira diz que como a Páscoa cai sempre na época da lua cheia, existem lendas européias que contam que na época da lua cheia podemos ver a sombra de um coelho na lua.

Outra teoria explica que o nome Páscoa viria da deusa germânica “Ostara” (nas línguas germânicas páscoa é “Ostern”). Os símbolos desta deusa são coelho e ovo.
Existe ainda uma terceira teoria que defende que o coelho da Páscoa foi uma invenção somente para justificar a procura dos ovos. No século XVIII, os cristãos protestantes teriam inventado a brincadeira de esconder ovos e para justificar os ovos coloridos para as crianças. Acabaram assim, inventando a existência de um coelho que escondia os ovos.

As roupas também fazem parte das tradições da Páscoa. Antigamente, quem era batizado durante a quaresma tinha que usar roupa branca durante a semana da Páscoa. Já os que já foram batizados usavam roupas novas na Páscoa para simbolizar a graça divina ou para ter boa sorte no resto do ano, como acreditavam os norte-americanos.
Pelo mundo afora a Páscoa é comemorada de diversas formas. Na China, O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.

Na Europa, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será o vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar.

Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia, a tradição mais forte é a decoração de ovos para presentear amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".

Nos Estados Unidos a brincadeira mais tradicional ainda é a "caça ao ovo", onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades americanas a "caça ao ovo" é um evento realizado em praça pública.

Já no Brasil as crianças montam seus próprios ninhos de Páscoa, seja de madeira ou papelão, enchendo-os de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é utilizada.

Considerada uma das datas mais importantes do calendário, a Páscoa é tempo de celebrar a vida com paz, amor e alegria. Seja com um singelo ovinho de chocolate ou com uma grande ceia de Páscoa, o importante é lembrar o verdadeiro significado da Páscoa.