Assessoria de Imprensa do Sindicato Rural de Frutal
Além de cinco grandes shows, a ExpoFrutal 2013 terá um atrativo a mais. Sediará a Etapa Ouro da PBR (Professional Bull Riders). O anúncio foi feito na noite de segunda-feira (1º), após reunião entre a diretoria do Sindicato Rural e o presidente da PBR Brasil, Flávio Junqueira. Depois de sediar duas etapas categoria prata, esta é a primeira vez que Frutal terá a Etapa Ouro – que garante a presença na festa dos melhores touros e peões da atualidade.
Flávio explica que, na categoria “Ouro” da PBR, é obrigatória a presença dos 35 melhores peões do ranking, bem como dos 90 melhores touros. Segundo ele, é o mesmo nível de evento que é disputado em Americana, Jaguariúna e Rio Preto.
Além de estar em pé de igualdade com os melhores eventos do Brasil e até do mundo, o rodeio de Frutal traz mais um fator positivo que é a presença de brasileiros que disputam nos Estados Unidos, entre eles, Silvano Alves (bicampeão mundial e atual líder do ranking), Guilherme Marchi (quatro vezes campeão mundial), Valdiron de Oliveira, Eduardo Aparecido, Marco Eguchi (segundo no ranking mundial). Isso será possível, porque eles não possuem nenhum rodeio naquele país para disputar (já que estão em ‘férias de verão’) e também porque não podem ser realizados dois rodeios da categoria “Ouro” ao mesmo tempo.
“É uma evolução muito grande que está sendo plantada aqui. Antes, na Etapa Prata, a gente trouxe grandes estrelas, mas meio dividido com outros eventos que tínhamos da mesma categoria. Mas, no ‘Ouro’, é preciso ter a presença dos 35 melhores classificados; só não estarão presentes se estiverem machucados. Posso dizer que vamos ter um evento, no mínimo, duas vezes maior que o do ano passado e valendo pelo campeonato brasileiro e mundial. O que acontece nos grandes rodeios vai acontecer aqui, pois estamos falando do melhor produto que a PBR tem no Brasil”, registra.
Além dos melhores competidores e touros, ele garante ainda uma nova roupagem na queima de fogos da abertura, melhores vídeos. A PBR também trará os dois melhores locutores do Brasil, que são Rafael Vilella e Gleydson Rodrigues, e o comentarista do canal rural de televisão, André Médice.
“O que tem de melhor no rodeio brasileiro estará em Frutal. Então, quem gostou do que viu no ano passado vai se surpreender com o espetáculo que a gente vai ter na cidade, pois, para quem gosta de montaria em touro não tem nada melhor do que o que vai acontecer aqui”, confirma.
Flávio Junqueira diz que foi bastante arrojada a decisão da diretoria do Sindicato Rural de Frutal que previa a Etapa Ouro para 2014 resolver antecipar para o evento deste ano. Conforme diz, somente em prêmios, serão distribuídos mais de R$ 100 mil aos vencedores.
O presidente do Sindicato Rural de Frutal, Janes Cézar Mateus (Janão), observa que é difícil tomar decisões quando se trata de números altos. Mas, após debate entre a diretoria, eles resolveram elevar ainda mais o nível do rodeio.
“Conseguimos acertar e trazer para nossa festa a Etapa Ouro e, com certeza, vamos ter os melhores peões de rodeio do mundo, proporcionando mais brilhantismo para a ExpoFrutal. O povo frutalense merece porque tem mostrado um bom comportamento dentro da festa que tem um clima de harmonia, paz e alegria. Vamos mostrar que também podemos fazer uma festa no mesmo nível de Barretos. Acredito que vai ficar na história”, aposta.
Janão declara que, a cada ano, a festa está melhor e parabeniza a diretoria por não medir esforços para fazer acontecer o melhor do rodeio brasileiro na festa de Exposições deste ano. “Frutal se torna uma das melhores do mundo. No Brasil, está entre as cinco melhores. Para nós, é motivo de muito orgulho saber que vamos trazer o melhor rodeio do mundo para ExpoFrutal, que é a Etapa Ouro PBR. Como presidente, é muito gratificante”, ressalta.
O juiz de rodeio frutalense, Welington Barbosa “Kibe” (que integra a equipe PBR Brasil), também confirma que a Etapa Ouro representa o que há de melhor entre os peões, bois e locutores. Segundo ele, são contratados cerca de 20 tropeiros, sendo escolhidos os melhores animais de cada um para garantir a qualidade.
“É um evento superior ao dos Estados Unidos, porque aqui temos os melhores. Eu já assisti a etapas lá e trabalho aqui. Posso afirmar que os frutalenses vão ter a honra e o prazer de assistir o melhor espetáculo em termos de rodeio em touros. Fiquei muito satisfeito pela diretoria não ter medido esforço para oferecer essa qualidade ao povo de Frutal”, finaliza.
No Brasil
A PBR está presente no país desde 2005, tendo como sede a cidade de São José do Rio Preto-SP, próxima às divisas com Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, regiões consideradas as mais influentes para o agronegócio. Desde então, foram mais de 170 eventos realizados em todo país, incluindo regiões do Nordeste e Norte.
Em 2006, eram 154 competidores registrados. Até o fim de 2013, serão mais de 900. Os pontos conquistados nas etapas são válidos para o ranking mundial da Built Ford Tough Series, cuja final ocorre em Las Vegas, em outubro.
A marca PBR cresce todos os anos no Brasil com o lançamento de novos produtos no mercado. O campeão brasileiro recebe o prêmio de R$ 1 milhão em dinheiro.
Postar um comentário