Por Priscila Minani
Dia 23 de fevereiro de 1905. Centro de Chicago. Paul Harris em companhia de alguns amigos faz uma rápida reunião. Objetivo? Reavivar o espírito de amizade em suas cidades de origem. Para muitos podia parecer um intuito banal, mas esse foi o primeiro passo para o surgimento de uma importante instituição que atua no mundo todo.
Aos poucos, pessoas foram convidadas a aderir aos propósitos de promoção da paz e do bem-estar. Assim nascia o Rotary. Para os curiosos de plantão, tal nome foi dado porque no início as reuniões eram rotativas. Em 1910, ocorreu a primeira convenção da associação, cujo presidente eleito foi o próprio fundador, Paul Harris. A reunião contou com a participação de 16 clubes. Gradativamente, o Rotary Club ganhou reconhecimento e difusão mundial. Hoje, existem mais de um milhão de rotarianos no mundo.
A atuação do Rotary não visa fins lucrativos e é patrocinada por doações de rotarianos e outros que compartilham a visão de um mundo melhor. Dentre seus principais projetos, a luta pela erradicação da Poliomielite tem grande destaque. Desde 1985, mais de dois bilhões de crianças no mundo foram imunizadas com a ajuda do Rotary Internacional. A Polio é uma doença que atualmente está controlada, mas que no século XX era uma epidemia e uma grande ameaça à vida de milhões de pessoas.
A eficácia do PolioPlus, nome dado ao projeto, é resultado da contribuição e auxílio de todos os rotarianos em parceria com a OMS (Organização Mundial da Saúde), CDC (Centro Norte-Americano de Controle de Doenças), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), ONU (Organização das Nações Unidas) além de entidades não-governamentais e os governos nacionais do mundo todo.
A ação rotariana em Frutal
O Rotary Clube de Frutal carrega uma história de 53 anos. Nesse tempo, fundou outros grupos na região, entre eles o Frutal-Sul, Fronteira e Iturama e dois que já fecharam, em Planura e Itapagipe. Atualmente, existem 34 rotarianos no Rotary Clube de Frutal. O Presidente em exercício é Eduardo Mendonça Rodrigues. A instituição pertence ao Distrito 4770, que atende ao Triângulo Mineiro, Sul de Goiás e parte do Mato Grosso e o Governador atual, responsável pelo Distrito, é o frutalense João Maluf Franco.
A instituição tem atividades destinadas a pessoas de todas as idades, pois possui grupos específicos. O Rotary Kids é composto por crianças de 7 a 12 anos. Quando ficam mais velhos podem ingressar no Interact, formado por adolescentes entre 14 e 18 anos. Dos 18 aos 30 anos os serviços prestados ficam por conta do Rotaract.
Como é da natureza do Rotary, em Frutal também são desenvolvidos diversos trabalhos. De acordo com Josney Freitas Silva, que é Conselheiro do Interact e no Distrito ocupa o cargo de Secretário Geral, o projeto de alfabetização de adultos é um bom exemplo.
Pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola, agora cursam os anos iniciais do ensino fundamental. A atividade, que já tem quatro anos, acontece todos os dias na Escola Municipal Vicente de Paulo e tem a participação de 18 alunos, divididos em duas salas. “No início, havia uma professora voluntária que tentava auxiliar essas pessoas numa sala cedida pela Casa da Criança, então o Rotary notou estas necessidades e começou a fornecer materiais e uniformes. Depois disso, houve o interesse da Prefeitura em abraçar a causa, melhorando a infraestrutura”, relata Josney.
O secretário do distrito ainda conta que, no ano passado, foi entregue um caminhão para a Casa da Criança doado pela Fundação Rotária em parceria com um grupo internacional. O veículo é utilizado para fazer a coleta seletiva de lixo.
Outro plano em desenvolvimento desde 2000 é o Lighthouse. Trata-se da alfabetização de crianças carentes que possuem maior dificuldade de aprendizado. É feito na Escola Municipal Cândida Arantes Carvalho. “A metodologia aplicada procura estimular a criação dos alunos, que montam histórias de acordo com os desenhos que eles mesmos fazem”.
O Rotary Clube de Frutal tem uma marca forte na história da cidade sendo responsável pela criação do Alvorada Praia Clube, Sindicato Rural, Cooperativa Mista de Produtores Rurais de Frutal - Cofrul, Colégio Estadual Maestro Josino de Oliveira e Associação Comercial.
Como futuros projetos, a Fundação pretende montar uma sala de fisioterapia no Hospital Frei Gabriel, além de construir um espaço destinado à educação profissionalizante que possibilite oferecer cursos para melhorar a qualificação da mão de obra.
Postar um comentário