Temas não são teoremas

Posted in

Por Aluízio Umberto

Até me decidir que a procura de um tema seria o tema deste meu artigo no 360, minha imaginação vagou por algumas opções. Porque pior que não ter um assunto é achar que temos vários. Aí, ou trava tudo ou vira bagunça – mal uma frase chega ao meio e a cuca já sugere outro assunto. E pés em barcos diferentes é desastre...

Repassando conversas que tenho com amigos, ocorreu-me que, exatamente como eu há poucos minutos, algumas pessoas dizem ter um novelo de sentimentos, opiniões e impressões a expor, mas não conseguem desenrolar os próprios pensamentos.

Escrever é eternizar imagens interiores e impressões sobre o cotidiano. Dá a oportunidade de condensar ideias e fotografar opiniões, para depois espiá-las detidamente, retocar detalhes, suprimir ou fortalecer argumentos.

Aprende-se a escrever por repetição – em tentativas, erros e acertos. Acho que mesmo para os gênios é um prazer trabalhoso, que carece da busca da evolução, mas que também evolui por si.

Sendo assim, você que tem medo de tentar, precisa estar ciente de que, provavelmente, não vai apreciar suas primeiras letras. É quase certo que algumas vezes vai se empolgar num assunto e descobrir, frustrado, que não consegue passar da segunda ou terceira linha. Vai reler coisas anotadas há anos e sentir-se um visionário. Noutras linhas, seus escritos vão apontar a infantilidade e o atraso de coisas tidas como pétreas. E, acho eu, é essa a graça: ter instantâneos de muito do passado por sua mente e coração.

Se você não tiver preguiça de ler, nem vergonha de escrever com sinceridade, não fará feio. Depois de algumas tentativas vai pegar o jeito de escrever as coisas que pensa ou sente.

Agora, se quiser tornar-se um escritor admirável, tenho que cessar meus conselhos. Se soubesse o caminho eu mesmo trilharia. E nem era esse o tema. Quero apenas incentivar você, que tem algo a dizer – mesmo que seja particular – a perder o medo de escolher um tema.

Até porque, como li uma vez – e agora estou com preguiça de pesquisar para confirmar o autor da frase – “escrever é desenvolver um tema, colocar um monte de palavras no papel e cortar o supérfluo. E é aí que começa o verdadeiro trabalho”.

Se mais gente escrever, mais gente vai se expressar melhor.

A verdade [nos] libertará.