Por Eduardo Uliana
Nós já fomos conhecidos pelas belas praias do Rio de Janeiro, pelo carnaval e pelos famosos dribles do rei Pelé. Agora o mundo redescobre o Brasil por uma perspectiva diferente. O dólar baixo, a estabilidade econômica, o crescimento do poder aquisitivo e a crise na Europa e nos Estados Unidos estão fazendo o mercado internacional de entretenimento incluir o Brasil na rota de grandes turnês, eventos e estréias de filmes mais aguardados do mercado cultural.
Hoje, o país é um dos destinos mais procurados para eventos internacionais. No ano passado, o setor movimentou R$ 84 bilhões e deve triplicar de tamanho até 2014. O mercado de shows e eventos no Brasil já se equipara ao de países desenvolvidos. Com 275 eventos internacionais realizados em 2010, alcançamos a 9ª colocação entre os destinos mais procurados do mundo para grandes encontros no ranking do ICCA (International Congress and Convention Association).
O número de shows internacionais, em arenas e estádios brasileiros, dobrou no ano passado em relação a 2009. Sem dúvida alguma, 2010 foi um excelente ano para o mercado de shows e para os brasileiros, que tiveram a oportunidade de conferir grandes nomes internacionais como Black Eyed Peas, Bon Jovi, Beyoncé, Paul McCartney, Green Day, The Cramberries, Aerosmith e Metallica.
O Brasil também deu um show na área de festivais. A segunda edição do Natura Nós trouxe para a Chácara do Jockey as bandas Snow Patrol, Air e Jamiroquai. O Planeta Terra reuniu shows de Mika, Hot Chip, Pavement e Smashing Pumpkins.
Já a primeira edição do SWU trouxe ao Brasil, pela primeira vez, Rage Against The Machine e bandas como Pixies, Linkin Park, Kings of Leon e Dave Matthews Band. Para este ano, o festival que alia música e consciência ambiental já anunciou os nomes de Megadeth, Peter Gabriel, Neil Young, Snoop Dogg e Black Eyed Peas. A versão 2011 do SWU será realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro, em Paulínia, no interior de São Paulo.
U2, Ozzy Osbourne, Paramore, Amy Winehouse e LCD Soundsystem também já desembarcaram em terras brasileiras este ano para apresentar seus repertórios de baladas, canções antológicas, petardos musicais e trabalhos inéditos. E vem mais novidade por aí. Já está confirmada a realização do festival Lollapalooza no Brasil, em 2012. O festival de música pretende reunir cerca de 100 mil pessoas no Jockey Club de São Paulo nos dias 7 e 8 de abril. O evento contará com cerca de 60 atrações, entre grupos nacionais e internacionais.
Se a playlist de bandas internacionais que tocaram no Brasil nos últimos anos é grande, o número de produções cinematográficas que escolheram o país para promoverem sua avant premiere está crescendo em ritmo acelerado. Velozes e Furiosos 5, Rio e a franquia Transformers - O lado oculto da Lua, são alguns nomes que escolheram o Rio de Janeiro para estreiar nas telonas. A cidade maravilhosa também pode ser vista em filmes como Mercenários, 2012 e no filme mais recente da Saga Crepúsculo – Amanhecer Parte 1, que chega aos cinemas em 18 de novembro.
Grandes estúdios norte-americanos estão escolhendo cidades como Rio de Janeiro e São Paulo para filmar cenas de ação, romance e lugares paradisíacos. O Cristo Redentor e as praias de Copacabana e Ipanema são as locações preferidas dos produtores internacionais. A arquitetura clássica do centro de São Paulo, que lembra muitas cidades européias e americanas, está mostrando que a capital paulista também tem vocação para o cinema.
Rock in Rio made in Brazil
O ano de 2011 marca a volta do Rock in Rio para o Brasil. O festival que nasceu da ideia do empresário Roberto Medina, que realizou no mês de janeiro de 1985 sua primeira edição. Em plena transição da ditadura para a democracia, o evento convidou o Brasil para comemorar a liberdade.
Com um line-up que reúne artistas como Coldplay, Guns N’Roses, System of a Down, Red Hot Chilli Peppers, Motorhead, Snow Patrol, Metallica, Motorhead, Slipknot, Lenny Kravitz e Shakira, a edição 2011 do festival será realizada entre os dias 23 de setembro e 2 de outubro na Cidade do Rock, que está sendo construída no Rio de Janeiro. Mesmo faltando meses para começar, o evento já registra um recorde. Isso porque no início deste ano, praticamente todos os ingressos já tinham sido vendidos pela internet. Para os organizadores, o Rock in Rio 2011 deve entrar para a história da música brasileira.
Um dos principais motivos é o crescimento do poder aquisitivo, já citado acima, que está fazendo o brasileiro viajar também para curtir shows e grandes festivais de música. Em Frutal, por exemplo, ainda que modesta, a procura por pacotes para o Rock in Rio e SWU tem crescido nos últimos meses.
De acordo com Tiago Costa, agente de viagens da Phoenix Turismo, o preço das passagens rodoviárias ainda é um fator que pesa na hora de escolher destinos como São Paulo e Rio de Janeiro, partindo de Frutal. “Mesmo assim, o pessoal daqui tem procurado muito pelo Festival SWU. Em Rio Preto, onde temos uma filial, já temos um ônibus lotado para o Rock in Rio e no ano passado, saíram dois ônibus com capacidade para 42 passageiros cada para assistir o show do U2, no Morumbi”, revela Tiago.
Em suas nove edições anteriores, sendo três no Brasil (1985, 1991 e 2001), quatro em Portugal (2004, 2006, 2008 e 2010) e duas na Espanha (2008 e 2010), o Rock in Rio reuniu mais de 5 milhões de pessoas, que aplaudiram ao vivo 656 bandas. Foram mais de 780 horas de música com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores em 80 países.
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