Por Even Vendramini
Governador Anastasia e autoridades do estado e de municípios da região estiveram em Frutal no início do mês para o anúncio das obras do Programa Caminhos de Minas. Em Frutal, elas serão realizadas no trecho que liga Frutal à Pirajuba e no trecho que dá acesso ao povoado do Garimpo do Bandeira. O anúncio foi feito pelo governador Antônio Anastasia. Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Pirajuba, Rui Nogueira Ramos, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, o secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues e o diretor do campus da UEMG em Frutal, Ronaldo Wilson Santos.
Em sua visita às cidades da região como Itapagipe, Frutal, Conceição das Alagoas e Cabo do Paranaíba, o governador disse acreditar que “uma cidade sem acesso por asfalto é uma cidade fadada ao não desenvolvimento”, e explicou todos os procedimentos que precisam acontecer antes que as obras se iniciem.
O processo é o seguinte: antes de a construtora iniciar os trabalhos, existem a burocracia e a programação que ditam o ritmo das obras. O início das mesmas se dá no projeto. Em seguida deve ser feita uma licitação, e logo depois um licenciamento ambiental. Com recursos em caixa e todos estes passos seguidos, pode-se dar a ordem de início das obras. E foi isto que o governador fez.
O Triângulo Mineiro será local de 14 obras do Caminhos de Minas, o que resulta em 324,6 quilômetros de novas rodovias. Em todo o estado serão 7,8 mil novos quilômetros construídos, distribuídos por 242 trechos, que beneficiarão diretamente 307 municípios e 7,3 milhões de brasileiros.
João de Deus, atual secretário de Planejamento Urbano da cidade de Frutal, diz acompanhar o andamento das obras, que têm o início previsto para este semestre. “Foi dada a liberação dos recursos e a licitação, por isso só estamos aguardando a ordem da construtora para que a obra, em si, se inicie”, conta o secretário.
Você sabe o que é o “Caminhos de Minas”?
O projeto iniciado ainda no governo de Aécio Neves tem como objetivo ligar todo o estado de Minas Gerais. O objetivo é pavimentar trechos ainda não são asfaltados e melhorar as condições de estradas que dão acesso aos grandes centros de desenvolvimento.
Com este programa, o governo de Minas Gerais pretende possibilitar uma maior integração entre seus municípios e regiões, encurtar distâncias e diminuir custos de transporte. Tudo isso está ligado diretamente ao desempenho da economia mineira. A redução do tempo de deslocamento é um fator determinante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região e dos trechos beneficiados, daqueles que precisam utilizar a infraestrutura das estradas rodoviárias mineiras e até mesmo dos que apenas visitam o estado mineiro.
Segundo o site oficial do governo de Minas Gerais, serão investidos R$3,2 bilhões no programa. A região do Triângulo Mineiro, em especial a região de Frutal, receberá um investimento de aproximadamente R$27,5 milhões, distribuídos entre as obras do Garimpo do Bandeira e Pirajuba.
Segundo João de Deus, as obras tem um prazo estimado para serem concluídas. “Em relação à estrada de Pirajuba, a duração será em torno de 24 meses, devido às obras especiais presentes no projeto, como a construção de algumas pontes. Já no Garimpo, a obra terá duração de 8 e 12 meses”, afirma o secretário.
Quais melhorias chegam junto às obras?
As cidades de Pirajuba e Frutal tem sua conexão feita através de estrada que, em uma boa partes ainda não é asfaltada. Isso atrasa o tempo de viagem e ainda dificulta o acesso aos dois locais. Já o Garimpo do Bandeira ainda tem toda sua extensão de estrada sem asfalto, num espaço de aproximadamente 4 quilômetros. É mais um atraso no tráfego e uma limitação ao acesso das pessoas que moram no povoado a uma série de serviços oferecidos na cidade. As obras nas duas estradas vão beneficiar o deslocamento da população e terão impacto na vida dos moradores. A simples visita a um parente em Pirajuba se tornará mais fácil, além do impacto econômico que este acesso facilitado trará.
O líder comunitário do Garimpo do Bandeira, Alcione Máximo Queiroz, também acompanha o andamento das obras e diz estar muito feliz com o anúncio: “Falando como morador, posso dizer que é algo que estávamos esperando há muito tempo. Todos os moradores estão ansiosos, estão rindo à toa e muito felizes com o asfaltamento. Isto é muito importante para a nossa comunidade e o asfalto vai facilitar a nossa vida”, contou Alcione.
Postar um comentário