Formação próxima com a educação à distância

Posted in
















Por Fabíola Parreira

Na última década a oferta de cursos universitário teve um boom. E uma modalidade vem ganhando destaque: os cursos à distância. Seja os de graduação, pós-graduação ou técnicos e profissionalizantes, a modalidade conhecida como EAD segue em ritmo de crescimento. Hoje, as matrículas no EAD já correspondem a 14,6% do ensino superior.

No âmbito nacional, o cenário do ensino à distância é próspero e já foram implantadas cinquenta e duas unidades, com planos de chegar a cento e vinte até o fim deste ano. Em Frutal não é diferente. A cidade é sede de um Polo Multicamp Virtual da UAITEC – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais. O projeto é fruto de uma parceria entre o governo do Estado e o governo Federal e consiste na ampliação da estrutura dos antigos CVT’s – Centros Vocacionais Tecnológicos do Brasil – tornando-os agora unidades da UAITEC, onde são oferecidos cursos à distância em diversas áreas.

No Polo Multicamp, instalado no prédio da UEMG, a UAITEC conta com salas de videoconferência, inclusão digital, laboratório virtual, centro de processamento de dados. Para o próximo virão os laboratórios e uma sala 3D. O projeto prevê ainda parcerias com universidades públicas federais e estaduais mineiras, a fim de oferecer cursos de graduação e pós à distância. Tudo isso gratuitamente.

Apesar de ainda não ter sido inaugurado, o campus já funciona. Foram abertas 25 vagas no curso de português, 25 vagas em espanhol e 30 em francês. Esses cursos fazem parte do programa “Idiomas para a Cidadania”. No total, o programa oferecerá 32.000 vagas em todo estado nos cursos de português, espanhol, inglês e francês.

As aulas de português e espanhol, em Frutal, são presenciais, na unidade UAITEC . O curso de francês funciona via EAD.

Os cursos têm módulos específicos e a proposta é atender ao programa Ciência sem Fronteiras. Os conteúdos são da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Cervantes.
As aulas acontecem de acordo com a modalidade. As presenciais são realizadas nas instalações da UAITEC, em uma sala de videoconferência, simultaneamente, com outras unidades, onde um professor ministra sua aula. As turmas acompanham a aula e podem tirar suas dúvidas, questionar ou pedir o auxílio sempre que necessário.

Na plataforma EAD, o curso de Francês teve seu conteúdo adaptado para o formato eletrônico. As matérias são ministradas pelo computador, divididas em níveis e módulos. O conteúdo é disponibilizado através de vídeos e textos. O material conta ainda com listas de exercícios e um dicionário para consulta do estudante. Tudo isso ao alcance de um clique.


Em busca do conhecimento 

De maneira não muito convencional, com horários flexíveis e conteúdos de fácil assimilação, os cursos agradaram aos estudantes. O corpo de alunos é formado, em sua maioria, por universitários e pessoas que já atuam no mercado de trabalho. Ou seja, um público que não dispõe de muito tempo, mas que busca agregar conhecimento ao currículo.

Segundo os próprios estudantes, o ensino à distância demanda um empenho maior, até porque o curso acontece no ritmo do aluno. Os conteúdos já estão prontos, cabe ao próprio aluno montar a sua rotina: “O curso vai dar certo se você empenhar”, diz Sócrates Queiroz, aluno do curso de espanhol e funcionário público.

Mesmo com algumas dificuldades no início, devido ao dinamismo do processo, o uso do computador como instrumento de aprendizagem tornou a atividade mais divertida e prazerosa: “Sem o EAD não conseguiria fazer o curso”, afirma Helena Castro, também aluna de espanhol e funcionária pública estadual.


Inauguração do Polo em Frutal e futuras parcerias

Com previsão de inauguração no início de outubro para as comemorações do aniversário da cidade, o Polo Multicamp virtual traz inovações em relação às demais UAITEC’s. A unidade frutalense contará com dois campis. Um situado nas instalações da UEMG e outro no Espaço Eco Cidadania, ainda em reforma, no Yara Lins.

O Multicamp contará em sua estrutura com seis salas de videoconferência e educação à distância. Quatro salas a mais de que nas outras unidades padrão da UAITEC, e três laboratórios.

Para utilização dessa estrutura, recentemente foi feita uma parceria com a UAB – Universidade Aberta do Brasil –, para oferecer cursos de sua plataforma. Foi firmada também uma parceria com o Instituto Unesco-Hidroex, um convênio com a CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – e há a perspectiva da vinda de mais cursos.

A Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP –, a Federal de Lavras – UFLA – e a Federal de Itajubá – UNIIFEI –, também podem ser parceiras para projetos futuros. Há ainda, a expectativa de novos conteúdos da UFMG e da UNIMONTES.

Segundo o Secretário de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, a meta para o segundo semestre de 2013 é trazer cursos de curta duração. São os chamados cursos de desenvolvimento de habilidades e de formação profissional, que tem duração de 16 a 40 horas. De acordo com o Secretário, o objetivo inicial é formar muitas pessoas para gerar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.

Em 2014 o plano é estabelecer definitivamente os cursos tecnológicos, de graduação e pós-graduação em parceria com as Universidades públicas.

Se você tem interesse em conhecer ainda mais sobre o projeto e os cursos oferecidos, basta procurar pelo site www.uaitec.mg.gov.br. Outra opção é o contato via e-mail  frutal@uaitec.mg.gov.br, ou pelo telefone 3423-2752.