Lenda ou Verdade? A história de que Chico Xavier não veio para Frutal por conta de maldições
Posted in
Por Patrícia Paola Almeida
Um dos maiores líderes religiosos do nosso país é, sem dúvidas, Chico Xavier. Ele foi um dos médiuns mais famosos do mundo, responsável por tirar de vez o espiritismo da marginalidade, tornar a doutrina popular e fazer do Brasil o país com o maior número de espíritas. Durante sua vida, Chico Xavier, escreveu milhares de mensagens psicografadas (texto escrito por um espírito através de um médium) compiladas em mais de 400 livros.Algumas até foram usadas inclusive para solucionar crimes. O médium era carismático, levava uma vida humilde. Seriamente comprometido com a doutrina espírita, viajou por todo o país e para vários lugares do mundo. E morava logo ali, em Uberaba, 137 km de Frutal, mas nunca pisou em terras frutalenses. Por quê?
É provável que diante de um acontecimento estranho ou um crime assustador, você já tenha ouvido alguém dizer: “É por isso que Chico Xavier nunca veio para Frutal.” A explicação comum é que cidade de Frutal está repleta de espíritos obsessores, desencarnados e que perturbam as pessoas e influenciam de modo negativo seus atos. Chico Xavier, como médium muito sensível, estava ainda mais propício ao assédio desses espíritos, que buscavam se comunicar ou atrapalhar sua missão, e por isso não visitou a cidade. Entretanto, histórias sobre Frutal ser amaldiçoada ou outras explicações para ele nunca ter vindo para a cidade não faltam. O que é real?
O espiritismo e Chico Xavier
O espiritismo é uma religião iniciada por Hippolyte Léon DenizardRivail, o Allan Kardec, na França nos anos de 1800. A doutrina mescla crenças esotéricas da época, budismo, catolicismo primitivo e evolucionismo. A base é o conhecimento e a caridade, com ensinamentos intimamente ligados à ciência e filosofia. Chico Xavier alinhou ainda mais a crença espírita ao catolicismo, seu estilo de vida estava ligado a votos de pobreza e ajuda dos necessitados, o que facilitava a simpatia com a crença e popularização entre as pessoas no Brasil. Roberto Carlos, católico fervoroso, visitou o médium e pediu orientação várias vezes.
Chico era querido por famosos e políticos. Dentre as personalidades, Xuxa, Juscelino Kubitschek, Gloria Perez, mantinham contato com o médium. Além disso, fez participações em novelas, filmes, escrevia para jornais, participava de inúmeros programas de TV e suas aparições rendiam milhares de telespectadores. Era quase uma celebridade. Dois milhões de assinaturas foram recolhidas para a candidatura dele ao Prêmio Nobel da Paz, em 1981. Recebia centenas de pessoas todos os sábados no centro que trabalhava para orientá-los. Em seus 92 anos de vida trabalhou para fazer o bem e oferecer amor.
O frutalense e espírita Rouvel Rocca Ravena, de 43 anos, acentua essas características do médium: “Chico Xavier é o elo entre o início da doutrina na França e a continuidade disso de uma forma intensa e visceral no Brasil. É alguém que escreveu mais de 400 obras literárias, mas como se não bastasse isso, existiu todo um trabalho social espetacular. A história do Chico fala por si só. Chico Xavier, sem exageros, é quem mais se aproximou do ideal de discípulo de Cristo”.
A doutrina em Frutal: se já existiu algo ruim, já passou
Sendo a base do espiritismo a caridade, não seria provável que Frutal, uma cidade possivelmente perturbada por maus espíritos, precisasse de ajuda? Frutal tem aproximadamente 60 mil habitantes, e mais de 15 centros espíritas, bem relacionados entre si, que desenvolvem os princípios da crença e um forte trabalho social. A cidade pode não ter recebido o ilustre médium, mas possui pessoas trabalhando todos os dias para o bem dos que aqui residem.
Mas afinal, é verdade que o Chico Xavier não queria vir para Frutal?
Segundo Rouvel, ele não veio por falta de tempo “Chico não foi a muitos lugares, ele tinha muitas coisas para fazer, era um homem com uma saúde debilitada e uma agenda de compromisso intensa. Eu não sei se todas essas histórias sobre essa nuvem negra em Frutal são verdades ou não, mas não importa. Aqui tem muita gente boa fazendo coisas boas por Frutal”, diz.
Jarbas Azevedo filho, de 53 anos afirma “Isso é uma crendice, uma lenda. Chico nos considerava irmãos, ele era um espírito de luz. Agora, o ambiente de nossa casa somos nós que fazemos. Se existe realmente uma áurea terrível sobre Frutal, cabe a nós, espíritas, evangélicos, católicos, de qualquer religião que seja, orarmos e vibrarmos. Devemos querer o bem da cidade. Frutal está crescendo, eu amo Frutal. Se existe essa áurea negativa, ela já deve ter ido embora.” Que assim seja.
Postar um comentário